Pai quase sacrifica filho adolescente por quem esperou durante 25 anos

Título do post - Pai Tenta sacrificar Filho - Notícias Cristãs

Abraão foi originário de Ur dos Caldeus, de acordo com a Bíblia, no sul da Mesopotâmia, ele era filho de Tera ou Taré, conforme algumas pronuncias, que por sua vez era descendente de Sem, um dos filhos de Noé. Tera além de Abraão gerou também Nacor ou Naor e Arã. É interessante abrirmos um parênteses quanto aos descentes de Sem o filho mais velho de Noé, é que originou os Semitas. Portanto os hebreus, ou israelitas ou judeus, são povos semitas, ou seja da família de Sem.

Aos 75 anos Abraão, à época, recebeu uma missão ou chamado divino para constituir ou estabelecer uma Nação. Abraão então em um primeiro momento saiu sem rumo, sem saber ao certo o que seria e como seria ir para uma terra estranha longe da família e amigos, uma aventura que para a época lhe parecia muito intrigante.
Mas pelo menos Deus lhe havia dado uma direção, ou seja, ele iria para Canaã, que era habitada pelos povos Cananeus, hoje a terra de Canaã é a Palestina que conhecemos, onde atualmente é localizado o Estado de Israel.

Na terra de Canaã Abraão iria constituir sua família, mas infelizmente não foi tão fácil assim. O que para muitos o nascimento de filhos é natural e muitas vezes quase que incontrolável, para o casal Abraão e Sara, isto se tornou um desafio, lembrando que quando ele recebeu a missão de ir para uma terra que ele não conhecia, ele já tinha 75 anos e Sara 65 anos, nos dias de hoje eles já seriam contados como idosos. Inclusive no primeiro livro de Moisés chamado Gênesis no capítulo 12 versículos de 1 a 3 diz assim – Então disse o Senhor ou Deus a Abraão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo , e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção.
Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados”.

Imagine você, eu, nós, recebermos uma promessa dessas hoje em dia. Muitos artistas se esforçam nas ruas, nas avenidas, no metrô para mostrarem o seu trabalho e terem um pouco de fama. Outros trabalham de dia e noite para serem abençoados e possuir o que desejam. Um detalhe: no texto Deus ou o Senhor se refere a Abraão ainda como Abrão, por que? Porque Deus prometeu que iria fazer de Abrão um grande povo, não é isto mesmo? Então espere que logo você saberá o porquê.

Chegar até na promessa é um processo

Como tudo na vida chegar a um ponto de conforto ou em uma posição de destaque requer persistência, insistência e muitas vezes sacrifícios e no caso específico de Abraão, o sacrifício tornou-se real.
Em sua caminhada pela terra de Canaã onde iria ser o lar definitivo do povo de Israel, Abraão teve que enfrentar vários e violentos obstáculos, naquela época o pessoal não brincava, era guerra mesmo para conquistar territórios, resgatar pessoas ou animais, era literalmente uma luta.

Nesse tempo todo Abraão foi passando pelos problemas e dificuldades, mas com uma certeza: de que Deus estava no controle de todo o processo e que ele iria chegar no seu objetivo.
Finalmente no capítulo 18 do livro de Gênesis, o título diz que Deus promete um filho a Abraão. Sara sua mulher chegou a duvidar disso porque já não menstruava mais, ou seja, para nós seres humanos, temos uma dificuldade tremenda de lidar com as coisas divinas, milagres e questões que não são reais no nosso dia a dia e que não podem ser explicadas racionalmente. Tanto era a ansiedade de Sara, que ela na época, deixou Abraão se relacionar sexualmente com sua serva egípcia Hagar e desse relacionamento nasceu Ismael.

O filho da Promessa chegou

No capítulo 21 do livro de Gênesis narra o nascimento do filho da Promessa Isaque, que quer dizer riso, porque no versículo 6 está escrito: E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”.
Um homem de 100 anos e uma mulher de noventa anos, nos nossos dias poderiam ser no mínimo bisavós, olha talvez tataravós, tendo seu primeiro filho, é emocionante, não é? Mas o que o futuro os aguardava era um desafio que iria mudar as suas vidas, um pedido nada convencional e agradável estava prestes a acontecer. E agora? Qual a atitude que Abraão iria tomar diante da situação, estaria em jogo o que ele aguardou durante longos 25 anos de sua vida.

A Hora do Sacrifício

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, assim diz no primeiro versículo do capítulo 22 do livro de Gênesis, no antigo Testamento. Deus chama a Abraão, como sempre Abraão disposto a ouvi-lo diz: eis-me aqui. Então o Altíssimo fala a ele: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, (que te deu tanta alegria, pelo qual você esperou por 25 anos e enfrentou tanta dificuldade, as pessoas cobrando de vocês ainda não terem filho, os deboches e os desprezos), a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifica-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.
Olha que nessa altura Abraão já tinha cerca de 117 anos, considerando que Isaque poderia já ser adolescente.

A Fé de Abraão

Abraão quando citado ao longo das Escrituras e gerações é considerado ‘amigo de Deus’ e ‘pai da fé’, porque ele não questionou e nem reclamou do pedido de Deus, que poderia e pode parecer para muitos um absurdo. Durante todo o velho Testamento, Deus sempre condenou os povos pagãos que usavam sacrifício humano para agradar a seus deuses. Uma prática abominável para Deus. Em seguida Abraão chega ao monte onde Deus indicara para o sacrifício, daí começa-se a ver a fé e a confiança de Abraão em Deus. Em Genesis 22:5 diz: Disse ele (Abraão) a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorar, voltaremos”.
Quando chegaram ao lugar indicado, o garoto fez a Abraão um pergunta difícil de responder, mas o pai não exitou… O rapaz disse: pai as brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? (Gen. 22:7). E o pai respondeu: “Deus mesmo há de prover ou providenciar o cordeiro para o holocausto, meu filho”. (Gen. 22:8)

Mas o inevitável naquele dia iria acontecer, a partir do versículo 9 de Genesis 22, quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. O que você acha que um jovem dos seus 17 anos estava pensando de seu pai, um ancião ou um senhor já de quase 120 anos, uma situação no mínimo estranha e sem explicação, mas Isaque confiava em seu pai, acreditava que mesmo que ele consumasse o sacrifício, Deus ressuscitaria Isaque dos mortos. É uma atitude de fé de ambos, fora do normal.

No versículo 10, do capítulo 22, diz que quando Abraão estendeu sua mão e pegou a faca ou o cutelo para sacrificar seu filho. O anjo do Senhor o chamou do céu: “Abraão! Abraão! “Eis-me aqui”, respondeu. “Não toque no rapaz”, disse o anjo.”Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, seu único filho”. (Gênesis 22:11-12)

No final da contas o que fica é a Fé e a Obediência

Na sequência do capítulo 22 no versículo 13 em diante, quando o anjo fala com Abraão, para que não sacrificasse seu filho Isaque, do nada aparece um cordeirinho preso em algumas folhagens no local. Como Abraão havia dito ao filho, Deus iria prover o ou providenciar o cordeiro, foi o que realmente aconteceu. Foi uma dura prova para Abraão, mas Deus quis ver a sua devoção a Ele e principalmente sua obediência, diante de um pedido inusitado como este. Tanto que Abraão ‘batizou’ aquele lugar com o nome “O Senhor Proverá” e passou a dizer popularmente na região, “No monte do Senhor se proverá”. E antes mesmo do pedido para sacrificar Isaque, Deus ciente de seus planos que não podem ser frustrados, mudou o nome de Abrão para Abraão, ou seja, pai de muitas Nações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *